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Programando em Java Parte 1 - Por Onde Começar ?

O que é Java ?




Java é uma linguagem de programação de alto nível e uma plataforma de computação desenvolvida pela Sun Microsystems (agora parte da Oracle Corporation) na década de 1990. Ela é projetada para ser portável, o que significa que os programas escritos em Java podem ser executados em várias plataformas de hardware e software sem a necessidade de modificação. Essa portabilidade é possível devido ao uso de uma máquina virtual chamada Java Virtual Machine (JVM), que interpreta e executa o código Java.

Java Virtual Machine


A Java Virtual Machine (JVM) é uma parte fundamental da plataforma Java. Ela é uma máquina virtual que permite a execução de programas escritos em Java em uma variedade de sistemas de hardware e software, independentemente da plataforma subjacente. A JVM interpreta o código Java compilado (bytecode) e executa as instruções, tornando os programas Java portáveis e executáveis em diferentes ambientes sem a necessidade de modificação.

Configurar o Ambiente de Desenvolvimento



Passo 1: Configurar o Ambiente de Desenvolvimento IDE ( Ambiente de Desenvolvimento Integrado ): O primeiro passo é escolher uma IDE. Uma das IDEs mais populares para Java é o Eclipse, NetBeans e IntelliJ IDEA

O IntelliJ IDEA, pois é muito popular e possui uma versão gratuita chamada Community Edition, que é adequada para a maioria dos desenvolvedores.

Passos para configurar IntelliJ IDEA:
  • Instale o IntelliJ IDEA: Siga as instruções do instalador para configurar a IDE em seu sistema.

Configurando o SDK Java:

  • Escolha um SDK Java. Se você não tiver um instalado, o IntelliJ IDEA irá sugerir que você baixe um. Siga as instruções para instalar.

Escrevendo Código Java Básico


Aqui está uma estrutura básica de um programa Java.

Criando sua primeira classe

  • Na janela do projeto no IntelliJ IDEA, clique com o botão direito na pasta "src" e selecione "New" > "Java Class."
  • Defina o nome da classe como "HelloWorld" e marque a opção "public static void main(String[] args)".
  • Clique em "OK". Isso criará uma classe com um método main, que é o ponto de entrada do seu programa.

No método main, digite o seguinte código:
 public class HelloWorld {
     public static void main(String[] args) {
         System.out.println("Hello, World!");
     }
 }

Clique em "Run" na parte superior da janela ou use a combinação de teclas "Shift + F10" para executar o programa. Você verá a saída "Hello, World!" no console.

Tipos de Variáveis


O Java tem vários tipos de variáveis para armazenar diferentes tipos de dados. Aqui estão os principais tipos de variáveis em Java com exemplo: 

Variáveis Primitivas:

  • int: Armazena números inteiros. 
  • double: Armazena números de ponto flutuante (com casas decimais). 
  • char: Armazena um único caractere. 
  • boolean: Armazena valores verdadeiro ou falso. 
  • byte: Armazena números inteiros pequenos. 
  • short: Armazena números inteiros curtos. 
  • long: Armazena números inteiros longos. 
  • float: Armazena números de ponto flutuante (com casas decimais), com menor precisão que o double. 

Variáveis de Referência: 

  •  String: Armazena sequências de caracteres.

Variáveis de referência para objetos de classes personalizadas:

  • Arrays: Variáveis que armazenam coleções de elementos do mesmo tipo. 
  • Enumerações ( Enums ): Variáveis que representam um conjunto fixo de valores. 
  • Outros Tipos: null: Pode ser usado para representar a ausência de valor.

Aqui estão exemplos de variáveis em Java, incluindo uma função main que demonstra como essas variáveis podem ser usadas em um programa Java:
public class ExemploVariaveis {
    public static void main(String[] args) {
        // Variáveis primitivas
        int idade = 25;
        double preco = 19.99;
        char letra = 'A';
        boolean isAtivo = true;
        byte valor = 100;
        short quantidade = 1000;
        long populacao = 1000000000L;
        float altura = 1.75f;

        // Variáveis de referência (String)
        String nome = "João";

        // Variáveis de referência (Classe Personalizada)
        Pessoa pessoa = new Pessoa(); // Suponha que você tenha uma classe chamada Pessoa

        // Arrays
        int[] numeros = {1, 2, 3, 4, 5};

        // Enumeração
        enum DiaDaSemana {
            SEGUNDA, TERCA, QUARTA, QUINTA, SEXTA, SABADO, DOMINGO
        }
        DiaDaSemana dia = DiaDaSemana.SEGUNDA;

        // Uso das variáveis
        System.out.println("Idade: " + idade);
        System.out.println("Preço: " + preco);
        System.out.println("Letra: " + letra);
        System.out.println("Ativo: " + isAtivo);
        System.out.println("Valor: " + valor);
        System.out.println("Quantidade: " + quantidade);
        System.out.println("População: " + populacao);
        System.out.println("Altura: " + altura);
        System.out.println("Nome: " + nome);
        System.out.println("Dia da Semana: " + dia);
        System.out.println("Número no Array: " + numeros[2]);
        
        // Observe que a variável "pessoa" está apenas declarada aqui e não está associada a nenhum objeto.
    }
}

Estruturas Condicionais

Em Java, as estruturas condicionais são usadas para tomar decisões com base em condições específicas. Os blocos de código são executados se uma determinada condição for verdadeira ou falsa. Aqui estão alguns exemplos de estruturas condicionais em Java:

  • 1. Estrutura "if" simples:
public class ExemploIf {
    public static void main(String[] args) {
        int idade = 20;

        // Verifica se a idade é maior ou igual a 18
        if (idade >= 18) {
            System.out.println("Você é maior de idade.");
        }
    }
}
  • 2. Estrutura "if-else":
public class ExemploIfElse {
    public static void main(String[] args) {
        int idade = 15;

        // Verifica se a idade é maior ou igual a 18
        if (idade >= 18) {
            System.out.println("Você é maior de idade.");
        } else {
            System.out.println("Você é menor de idade.");
        }
    }
}
  • 3. Estrutura "if-else if-else":
public class ExemploIfElseIfElse {
    public static void main(String[] args) {
        int nota = 75;

        // Verifica a nota e imprime a nota correspondente
        if (nota >= 90) {
            System.out.println("Você tirou uma nota A.");
        } else if (nota >= 80) {
            System.out.println("Você tirou uma nota B.");
        } else if (nota >= 70) {
            System.out.println("Você tirou uma nota C.");
        } else {
            System.out.println("Você tirou uma nota D.");
        }
    }
}
  • 4. Estrutura "switch":
public class ExemploSwitch {
    public static void main(String[] args) {
        int diaDaSemana = 3;
        String nomeDoDia;

        // Verifica o valor de diaDaSemana e atribui o nome do dia correspondente
        switch (diaDaSemana) {
            case 1:
                nomeDoDia = "Domingo";
                break;
            case 2:
                nomeDoDia = "Segunda-feira";
                break;
            case 3:
                nomeDoDia = "Terça-feira";
                break;
            default:
                nomeDoDia = "Outro dia";
        }
        System.out.println("Hoje é " + nomeDoDia);
    }
}

Esses exemplos apresentam as estruturas condicionais em Java, e os comentários explicativos ajudam a entender o que cada parte do código está fazendo. Você pode usar esses exemplos como base para entender e criar suas próprias estruturas condicionais em Java.

Estruturas de Repetição

Em Java, loops e laços (ou estruturas de repetição) são utilizados para executar um bloco de código várias vezes, com base em condições específicas. Eles são fundamentais para automatizar tarefas repetitivas e para processar coleções de dados. Existem três tipos principais de loops em Java: "for," "while," e "do-while," e também há uma estrutura especial chamada "for-each" para percorrer coleções.

  • 1. Loop "for": O loop "for" é usado para executar um bloco de código um número específico de vezes.
public class ExemploFor {
    public static void main(String[] args) {
        // Este loop imprime os números de 1 a 5.
        for (int i = 1; i <= 5; i++) {
            System.out.println("Número: " + i);
        }
    }
}
  • 2. Loop "while": O loop "while" executa um bloco de código enquanto uma condição é verdadeira.
public class ExemploWhile {
    public static void main(String[] args) {
        int contador = 1;
        
        // Este loop imprime os números de 1 a 5.
        while (contador <= 5) {
            System.out.println("Número: " + contador);
            contador++;
        }
    }
}
  • 3. Loop "do-while": O loop "do-while" é semelhante ao "while", mas garante que o bloco de código seja executado pelo menos uma vez.
public class ExemploDoWhile {
    public static void main(String[] args) {
        int contador = 1;
        
        // Este loop imprime os números de 1 a 5.
        do {
            System.out.println("Número: " + contador);
            contador++;
        } while (contador <= 5);
    }
}
  • 4. Loop "for-each" (para iterar em coleções): O loop "for-each" é usado para percorrer elementos em uma coleção (como arrays).
public class ExemploForEach {
    public static void main(String[] args) {
        int[] numeros = {1, 2, 3, 4, 5};
        
        // Este loop imprime os elementos do array "numeros".
        for (int numero : numeros) {
            System.out.println("Número: " + numero);
        }
    }
}
  • 5. Loop "break" e "continue": Os comandos "break" e "continue" são usados para controlar o fluxo em loops. "Break" interrompe o loop e "continue" pula para a próxima iteração.
public class ExemploBreakContinue {
    public static void main(String[] args) {
        // Este loop imprime números pares até 10 e usa "continue" para pular os ímpares.
        for (int i = 1; i <= 10; i++) {
            if (i % 2 != 0) {
                continue; // Pula os números ímpares.
            }
            System.out.println("Número par: " + i);
            if (i == 6) {
                break; // Interrompe o loop quando i atinge 6.
            }
        }
    }
}
Esses exemplos demonstram os principais tipos de loops em Java com comentários para explicar o funcionamento de cada um. Você pode usar esses exemplos como referência para criar seus próprios loops em seus programas Java

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