O que é Java ?
Java é uma linguagem de programação de alto nível e uma plataforma de computação desenvolvida pela Sun Microsystems (agora parte da Oracle Corporation) na década de 1990. Ela é projetada para ser portável, o que significa que os programas escritos em Java podem ser executados em várias plataformas de hardware e software sem a necessidade de modificação. Essa portabilidade é possível devido ao uso de uma máquina virtual chamada Java Virtual Machine (JVM), que interpreta e executa o código Java.
A Java Virtual Machine (JVM) é uma parte fundamental da plataforma Java. Ela é uma máquina virtual que permite a execução de programas escritos em Java em uma variedade de sistemas de hardware e software, independentemente da plataforma subjacente. A JVM interpreta o código Java compilado (bytecode) e executa as instruções, tornando os programas Java portáveis e executáveis em diferentes ambientes sem a necessidade de modificação.
Java Virtual Machine
Configurar o Ambiente de Desenvolvimento
Passo 1: Configurar o Ambiente de Desenvolvimento IDE ( Ambiente de Desenvolvimento Integrado ): O primeiro passo é escolher uma IDE. Uma das IDEs mais populares para Java é o Eclipse, NetBeans e IntelliJ IDEA.
O IntelliJ IDEA, pois é muito popular e possui uma versão gratuita chamada Community Edition, que é adequada para a maioria dos desenvolvedores.
Passos para configurar IntelliJ IDEA:
Passo 1: Configurar o Ambiente de Desenvolvimento IDE ( Ambiente de Desenvolvimento Integrado ): O primeiro passo é escolher uma IDE. Uma das IDEs mais populares para Java é o Eclipse, NetBeans e IntelliJ IDEA.
O IntelliJ IDEA, pois é muito popular e possui uma versão gratuita chamada Community Edition, que é adequada para a maioria dos desenvolvedores.
Passos para configurar IntelliJ IDEA:
- Baixe o IntelliJ IDEA: Vá para o site oficial (https://www.jetbrains.com/idea/download/) e baixe a versão Community Edition, que é gratuita.
- Instale o IntelliJ IDEA: Siga as instruções do instalador para configurar a IDE em seu sistema.
- Escolha um SDK Java. Se você não tiver um instalado, o IntelliJ IDEA irá sugerir que você baixe um. Siga as instruções para instalar.
Aqui está uma estrutura básica de um programa Java.
Criando sua primeira classe
- Na janela do projeto no IntelliJ IDEA, clique com o botão direito na pasta "src" e selecione "New" > "Java Class."
- Defina o nome da classe como "HelloWorld" e marque a opção "public static void main(String[] args)".
- Clique em "OK". Isso criará uma classe com um método main, que é o ponto de entrada do seu programa.
No método main, digite o seguinte código:
public class HelloWorld {
public static void main(String[] args) {
System.out.println("Hello, World!");
}
}
Tipos de Variáveis
O Java tem vários tipos de variáveis para armazenar diferentes tipos de dados. Aqui estão os principais tipos de variáveis em Java com exemplo:
Variáveis Primitivas:
- int: Armazena números inteiros.
- double: Armazena números de ponto flutuante (com casas decimais).
- char: Armazena um único caractere.
- boolean: Armazena valores verdadeiro ou falso.
- byte: Armazena números inteiros pequenos.
- short: Armazena números inteiros curtos.
- long: Armazena números inteiros longos.
- float: Armazena números de ponto flutuante (com casas decimais), com menor precisão que o double.
Variáveis de Referência:
- String: Armazena sequências de caracteres.
Variáveis de referência para objetos de classes personalizadas:
- Arrays: Variáveis que armazenam coleções de elementos do mesmo tipo.
- Enumerações ( Enums ): Variáveis que representam um conjunto fixo de valores.
- Outros Tipos: null: Pode ser usado para representar a ausência de valor.
Aqui estão exemplos de variáveis em Java, incluindo uma função main que demonstra como essas variáveis podem ser usadas em um programa Java:
public class ExemploVariaveis {
public static void main(String[] args) {
// Variáveis primitivas
int idade = 25;
double preco = 19.99;
char letra = 'A';
boolean isAtivo = true;
byte valor = 100;
short quantidade = 1000;
long populacao = 1000000000L;
float altura = 1.75f;
// Variáveis de referência (String)
String nome = "João";
// Variáveis de referência (Classe Personalizada)
Pessoa pessoa = new Pessoa(); // Suponha que você tenha uma classe chamada Pessoa
// Arrays
int[] numeros = {1, 2, 3, 4, 5};
// Enumeração
enum DiaDaSemana {
SEGUNDA, TERCA, QUARTA, QUINTA, SEXTA, SABADO, DOMINGO
}
DiaDaSemana dia = DiaDaSemana.SEGUNDA;
// Uso das variáveis
System.out.println("Idade: " + idade);
System.out.println("Preço: " + preco);
System.out.println("Letra: " + letra);
System.out.println("Ativo: " + isAtivo);
System.out.println("Valor: " + valor);
System.out.println("Quantidade: " + quantidade);
System.out.println("População: " + populacao);
System.out.println("Altura: " + altura);
System.out.println("Nome: " + nome);
System.out.println("Dia da Semana: " + dia);
System.out.println("Número no Array: " + numeros[2]);
// Observe que a variável "pessoa" está apenas declarada aqui e não está associada a nenhum objeto.
}
}
- 1. Estrutura "if" simples:
public class ExemploIf {
public static void main(String[] args) {
int idade = 20;
// Verifica se a idade é maior ou igual a 18
if (idade >= 18) {
System.out.println("Você é maior de idade.");
}
}
}
- 2. Estrutura "if-else":
public class ExemploIfElse {
public static void main(String[] args) {
int idade = 15;
// Verifica se a idade é maior ou igual a 18
if (idade >= 18) {
System.out.println("Você é maior de idade.");
} else {
System.out.println("Você é menor de idade.");
}
}
}
- 3. Estrutura "if-else if-else":
public class ExemploIfElseIfElse {
public static void main(String[] args) {
int nota = 75;
// Verifica a nota e imprime a nota correspondente
if (nota >= 90) {
System.out.println("Você tirou uma nota A.");
} else if (nota >= 80) {
System.out.println("Você tirou uma nota B.");
} else if (nota >= 70) {
System.out.println("Você tirou uma nota C.");
} else {
System.out.println("Você tirou uma nota D.");
}
}
}
- 4. Estrutura "switch":
public class ExemploSwitch {
public static void main(String[] args) {
int diaDaSemana = 3;
String nomeDoDia;
// Verifica o valor de diaDaSemana e atribui o nome do dia correspondente
switch (diaDaSemana) {
case 1:
nomeDoDia = "Domingo";
break;
case 2:
nomeDoDia = "Segunda-feira";
break;
case 3:
nomeDoDia = "Terça-feira";
break;
default:
nomeDoDia = "Outro dia";
}
System.out.println("Hoje é " + nomeDoDia);
}
}
Em Java, loops e laços (ou estruturas de repetição) são utilizados para executar um bloco de código várias vezes, com base em condições específicas. Eles são fundamentais para automatizar tarefas repetitivas e para processar coleções de dados. Existem três tipos principais de loops em Java: "for," "while," e "do-while," e também há uma estrutura especial chamada "for-each" para percorrer coleções.
- 1. Loop "for": O loop "for" é usado para executar um bloco de código um número específico de vezes.
public class ExemploFor {
public static void main(String[] args) {
// Este loop imprime os números de 1 a 5.
for (int i = 1; i <= 5; i++) {
System.out.println("Número: " + i);
}
}
}
- 2. Loop "while": O loop "while" executa um bloco de código enquanto uma condição é verdadeira.
public class ExemploWhile {
public static void main(String[] args) {
int contador = 1;
// Este loop imprime os números de 1 a 5.
while (contador <= 5) {
System.out.println("Número: " + contador);
contador++;
}
}
}
- 3. Loop "do-while": O loop "do-while" é semelhante ao "while", mas garante que o bloco de código seja executado pelo menos uma vez.
public class ExemploDoWhile {
public static void main(String[] args) {
int contador = 1;
// Este loop imprime os números de 1 a 5.
do {
System.out.println("Número: " + contador);
contador++;
} while (contador <= 5);
}
}
- 4. Loop "for-each" (para iterar em coleções): O loop "for-each" é usado para percorrer elementos em uma coleção (como arrays).
public class ExemploForEach {
public static void main(String[] args) {
int[] numeros = {1, 2, 3, 4, 5};
// Este loop imprime os elementos do array "numeros".
for (int numero : numeros) {
System.out.println("Número: " + numero);
}
}
}
- 5. Loop "break" e "continue": Os comandos "break" e "continue" são usados para controlar o fluxo em loops. "Break" interrompe o loop e "continue" pula para a próxima iteração.
public class ExemploBreakContinue {
public static void main(String[] args) {
// Este loop imprime números pares até 10 e usa "continue" para pular os ímpares.
for (int i = 1; i <= 10; i++) {
if (i % 2 != 0) {
continue; // Pula os números ímpares.
}
System.out.println("Número par: " + i);
if (i == 6) {
break; // Interrompe o loop quando i atinge 6.
}
}
}
}
Esses exemplos demonstram os principais tipos de loops em Java com comentários para explicar o funcionamento de cada um. Você pode usar esses exemplos como referência para criar seus próprios loops em seus programas Java
0 Comentários