Para que é usado o Node JS em 2023 – Guia completo
Node.js é um ambiente de execução JavaScript poderoso que permite às empresas acelerar o desenvolvimento, reduzir custos de pessoal e executar aplicativos com mais rapidez e com menos recursos.
Este artigo analisará o que é Node JS, quando usar NodeJS e como o desenvolvimento com esta linguagem JavaScript pode beneficiar seu projeto de aplicativo.
O que o Node.js faz?
Node.js é um ambiente de tempo de execução de servidor gratuito e de código aberto que usa JavaScript no servidor. Está disponível em várias plataformas, como Windows, Mac OS X, Linux, Unix, etc.
O uso do Node JS permite que os desenvolvedores construam aplicativos back-end, front-end e full-stack com eficiência com a linguagem JavaScript.
O Node.js foi criado por Ryan Dahl em 2009 e atualmente é desenvolvido pela OpenJS Foundation. Ele foi projetado especificamente para construir aplicativos de rede escalonáveis.
Node.js usa um tempo de execução assíncrono orientado a eventos, que otimiza a escalabilidade e o rendimento em aplicativos da web.
Por que usar NodeJS?
Outra razão é que o Node é altamente escalável. Isso ocorre porque quase nenhuma função no Node.js executa E/S diretamente, portanto, o design está livre de bloqueios, evitando assim deadlocks.
O uso do Node JS também é eficiente em termos de memória, devido ao seu design assíncrono de thread único e sem bloqueio.
A pesquisa com usuários do Node.js relatou que os desenvolvedores que o utilizam obtiveram benefícios como aumento da produtividade do desenvolvedor, redução dos custos de desenvolvimento de software, aumento do desempenho do aplicativo e aumento da satisfação e envolvimento do cliente.
Um grande motivo para usar o Node JS é porque ele possui uma alta velocidade de execução para processamento de solicitações.
Suas operações de E/S não bloqueiam umas às outras, então você pode ler arquivos, enviar e-mails e consultar um banco de dados simultaneamente.
Node.js vence com onipresença
O uso do Node JS torna o JavaScript mais versátil, pois pode ser executado no navegador e no servidor do cliente.
JavaScript é conhecido como linguagem de programação front-end, mas o Node.js expande seus recursos para o back-end.
Um dos muitos usos do Node JS é a implementação de aplicativos de streaming de dados rápidos e eficientes.
Em sistemas mais antigos, as solicitações e respostas HTTP são eventos separados, em oposição aos fluxos de dados. O Node.js pode ser usado para processar arquivos durante o upload, reduzindo o tempo total necessário.
Node.js vence com consultas de banco de dados
O Node.js também se estende a consultas de banco de dados. Uma das razões pelas quais o Node.js é particularmente adequado para esta tarefa é porque os bancos de dados NoSQL modernos são comumente codificados em JavaScript. Como resultado, o Node.js pode se integrar perfeitamente aos bancos de dados NoSQL, facilitando o trabalho dos desenvolvedores com bancos de dados e acelerando o processo de desenvolvimento.
O que o Node JS faz que o torna tão popular para bancos de dados além de sua linguagem base? Seu formato de dados JSON também permite operar rapidamente, sem o processo de conversão de dados necessário para estruturas como Ruby on Rails.
Aplicativos da Web em tempo real são um passeio no parque com Node.js
Aplicativos em tempo real que lidam com muitos usuários ao mesmo tempo estão entre as possibilidades do que você pode fazer com o Node.js.
O Node JS é usado para aplicativos, pois seu design assíncrono e orientado a eventos permite gerenciar com eficiência um grande volume de solicitações.
Node.js pode ser usado para criar o back-end e o front-end de um aplicativo usando uma única base de código. Essa abordagem permite o uso de JavaScript tanto no lado do cliente quanto no lado do servidor, tornando a sincronização de dados entre o servidor e o cliente perfeita.
Onde o Node JS é usado inclui quando uma empresa deseja obter a eficiência associada ao uso de uma única base de código (JavaScript) para desenvolvimento front-end e back-end.
As empresas podem precisar criar equipes separadas para desenvolvimento front-end e back-end se não contratarem desenvolvedores Node.js.
Portanto, os casos de uso do NodeJS incluem a combinação de equipes de front-end e back-end, todas trabalhando com uma única linguagem de programação e estando na mesma página em relação à tecnologia que está sendo implementada.
Basta perguntar ao PayPal. Em vez de usar duas linguagens de programação, o PayPal informou que as equipes “poderiam se mover mais rapidamente com JavaScript” e Node.js. Como resultado da mudança para o Node.js, a equipe conseguiu criar aplicativos quase duas vezes mais rápido, com menos desenvolvedores!
Node.js vem ao resgate como servidor proxy
O Node.js pode servir como um servidor proxy entre serviços com tempos de resposta variados ou como um meio de coletar dados de múltiplas fontes. Um caso de uso comum do Node.js é quando um aplicativo back-end precisa se comunicar ou coletar dados de várias fontes, mas não possui infraestrutura para criar um proxy. Nesses casos, o Node.js pode atuar como proxy, fornecendo uma solução eficiente e confiável.
Ferramentas eficazes com NPM
O gerenciador de pacotes Node (NPM) é o gerenciador de pacotes padrão para Node.js, que possui 1,3 milhão de pacotes disponíveis no registro principal.
Como usar o gerenciador de pacotes Node.js? NPN é uma ferramenta robusta de gerenciamento de dependências que permite aos desenvolvedores atualizar automaticamente os pacotes necessários, ao mesmo tempo que evita alterações indesejadas.
Para aqueles que não têm certeza sobre como usar o NodeJS, uma solução potencial é utilizar provedores de plataforma como serviço (PaaS), como Heroku, que oferecem suporte para implantações de Node.js com apenas um único comando. À medida que o número de serviços de hospedagem que suportam Node.js continua a aumentar, esta se tornou uma opção viável e prática.
O Node é usado como ambiente de execução JavaScript preferido em diversas empresas de tecnologia de primeira linha.
Alguns exemplos incluem Uber, Netflix, Microsoft, Twitter, PayPal, Reddit, NASA, eBay, Groupon e The New York Times.
A Netflix reduz o tempo de inicialização usando Node.js, enquanto a NASA reduz o tempo de acesso ao banco de dados com ele. O PayPal diminuiu o tempo de carregamento da página, assim como o Twitter. O eBay reduziu a utilização de recursos, enquanto o Groupon alcançou maior escalabilidade.
Onde usar o Node.js?
Abordaremos alguns casos de uso comuns para Node.js abaixo.
O Node.js é excelente para desenvolver aplicativos de bate-papo, pois devido ao seu design, o Node.js pode lidar com as mensagens à medida que elas chegam e evitar o acúmulo de pendências.
Node.js é uma boa solução para o aplicativo acima, pois opera sem a necessidade de conversão de dados e pode usar um formato de dados uniforme no back-end e no front-end.
A capacidade do Node.js de lidar com muitas conexões simultâneas e também de enviar baixas de banco de dados para processamento posterior o torna uma boa escolha para lidar com entradas em fila.
O Node.js é adequado para aplicativos de streaming de dados, pois possui módulos integrados para a criação de fluxos de dados graváveis e legíveis, que são aproveitados por aplicativos de streaming como o Netflix.
Como proxy, o Node.js é uma solução flexível para atuar como intermediário entre serviços com diferentes tempos de resposta ou para auxiliar na coleta de dados de diferentes fontes.
Com sua força no manuseio de aplicativos em tempo real, o Node.js é adequado para painéis de corretagem/negociação de ações devido à sua velocidade de operação e eficiência.
Node.js é uma solução preferida para a Internet das Coisas (IoT) porque pode processar inúmeras solicitações simultâneas de muitos dispositivos em rede, mantendo a velocidade e o desempenho.
Aplicativos de página única são um método comum de web design que visa fornecer o aplicativo inteiro em uma única página. O Node.js é ideal para esse aplicativo de uso, pois pode lidar com chamadas assíncronas e cargas de trabalho com uso intensivo de dados necessárias para fornecer uma experiência de usuário tranquila.
As redes sociais costumam ser aplicativos de página única, portanto, desse ângulo, o Node.js é uma boa opção. Também é uma escolha popular para back-end devido à sua velocidade de operação e capacidade de ser usado como uma solução única de base de código quando o front-end também é baseado em JavaScript.
Onde usar o Node.js, mas com cautela
É bom saber quando usar o Node.js, mas é importante entender como usar o Node JS de maneira eficaz e que nem sempre ele pode ser a melhor solução. Discutiremos esses casos abaixo.
Aplicativos Web do lado do servidor com banco de dados relacional no back-end
Discutimos para que o Node é usado, mas historicamente o Node.js apresentava ferramentas de banco de dados relacionais limitadas em comparação com outras plataformas.
No entanto, vários desenvolvedores ainda usam e oferecem suporte a Node.js para esta aplicação, usando, por exemplo, MySQL e Sequelize.
Descrevemos o que você pode fazer com o Node JS, mas ele não é adequado para todos os projetos. Descreveremos esses casos abaixo.
Computação do lado do servidor com uso intenso de CPU
O Node.js funciona de maneira eficiente em vários aplicativos. No entanto, por padrão, ele é executado em um único núcleo de CPU devido ao seu design de thread único, mesmo que haja mais disponíveis em sua máquina ou máquina virtual.
Felizmente, agora existem módulos Node.js disponíveis que permitem criar tarefas paralelas e trabalhar em vários threads simultaneamente.
Lembre-se de que se quiser usar esta funcionalidade, será necessária uma configuração mais complexa.
Aplicativos CRUD
Se você está se perguntando “O que posso fazer com Node JS?”, se deseja construir um aplicativo CRUD simples, com dados recebidos diretamente do servidor sem a necessidade de uma API, é possível fazer isso usando Node.js.
No entanto, usar Node.js para isso pode ser um exagero, pois seus recursos de alta potência não serão necessários para tal projeto.
Outras considerações a serem lembradas ao escolher o Node.js
Abordamos o que você pode fazer com o Node.js e agora adicionaremos uma consideração prática final relacionada a qual solução selecionar para o seu projeto.
Isto significa que desenvolvedores qualificados estão disponíveis para concluir o trabalho necessário com a pilha de tecnologia escolhida.
O uso do Node.js cresceu nos últimos 12 meses, então as tendências sugerem que as empresas terão acesso a um grande grupo de desenvolvedores do Node.js no futuro.
Por que escolher o Node.js? Conclusão
Node.js é um ambiente de execução popular para executar código JavaScript do lado do servidor. É frequentemente usado para criar aplicativos da Web escalonáveis e de alto desempenho, especialmente aqueles com recursos em tempo real, como aplicativos de bate-papo, plataformas de jogos on-line ou ferramentas colaborativas.
Usar o Node.js ajuda a garantir a satisfação do cliente e do desenvolvedor e reduz o tamanho da equipe e os custos de contratação.
Ele reduz o tempo de carregamento da página e os requisitos de servidor para hospedagem.
Além disso, o Node.js possui uma comunidade grande e dedicada e há um grande conjunto de talentos disponíveis para contratação.
No entanto, o Node.js pode não ser a melhor escolha para tarefas com uso intensivo de CPU ou aplicativos que exigem processamento extensivo de grandes quantidades de dados, pois seu desempenho pode ser limitado nessas áreas.
Fonte: https://jaydevs.com/what-is-node-js-used-for/
0 Comentários