Introdução
O nodemon é uma biblioteca que ajuda no desenvolvimento de sistemas com o Node.js reiniciando automaticamente o servidor. Imagine a seguinte situação, você está desenvolvendo uma aplicação com o Node, e criou uma rota, para acessá-la, é preciso reiniciar o servidor.
Caso crie um controller, ou algum outro método para se conectar com essa rota, será necessário reiniciar novamente para que seja aplicado as alterações.
Veja que a cada alteração, é necessário reiniciar o servidor, para que a mudança seja realmente aplicada, e fazer isso durante um dia inteiro de desenvolvimento é bem desgastante.
É exatamente esse problema que o Nodemon resolve, ele fica monitorando a aplicação em Node, e assim que houver qualquer mudança no código, o servidor é reiniciado automaticamente.
Com isso é possível ganhar muito mais produtividade durante o desenvolvimento.
Instalação
Há basicamente duas formas de instalação, e você pode escolher qual desejar.
A primeira forma, é utilizada para caso você queira acessar o nodemon em qualquer diretório do seu sistema operacional, com isso, qualquer diretório que tenha uma aplicação Node, poderá ser iniciada com ele.
1. npm install -g nodemon
A segunda forma, é instalar como dependência de desenvolvimento no projeto, dessa forma não é possível iniciar em qualquer diretório, e será preciso criar um script no package.json para iniciar a aplicação.
1. npm install --save-dev nodemon

Nota: Com essa instalação, ele ficará no projeto na parte de devDependencies.
As duas formas são boas para ser utilizadas, e você poderá escolher a que preferir.
Para o exemplo, vou usar uma aplicação Node com o Express, e que tenha uma rota. Esse é o código:
Iniciando o servidor com o nodemon:
Agora, quando fazemos alterações em nosso aplicativo nodejs, o servidor é reiniciado automaticamente pelo nodemon.
0 Comentários